3 de jul. de 2014

A palavra Sincera

Você sabia que a palavra “sincera” foi inventada pelos romanos? Eles fabricavam certos vasos com uma cera especial tão pura e perfeita, que os vasos se tornavam transparentes. Em alguns casos era possível distinguir os objetos guardados no interior do vaso.

Para um vaso assim, fino e límpido, diziam os romanos:
“- Como é lindo! Parece até que não tem cera!
“Sine cera” queria dizer “sem cera”, uma qualidade de vaso perfeito, finíssimo, delicado, que deixava ver através de suas paredes.  Com o tempo, o vocábulo “sine cera” se transformou em ‘sincero’ e passou a ter um significado relativo ao caráter humano. Sincero é aquele que é franco, leal, verdadeiro. A pessoa sincera, à semelhança do vaso, deixa ver, através de suas palavras, os nobres sentimentos de seu coração. 
    
  “O bonito me encanta. Mas o sincero, ah! Esse me fascina. 
(Clarice Lispector)


“Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltara acreditar-te.”
 (Friedrich Nietzche)

“Sinceridade é a verdade com amor.
(Chico Xavier)
 
 “A maneira de falar e de escrever que nunca passa da moda
           é a de falar e escrever sinceramente.”    
(Ralph W. Emerson)

“Se eu estiver a ser sincero hoje, que importa que tenha de arrepender-me amanhã?
(José Saramago)

“Agrada-nos o homem sincero, porque nos poupa o trabalho de o estudarmos para o conhecermos. 
(Marquês de Maricá)

 “As ações são muito mais sinceras do que as palavras.” 
(Madeleine Scudéry)

“Um amigo é uma pessoa com a qual posso ser sincero. Diante dele posso pensar em voz alta.
(Ralph Emerson)

“Posso parecer sincero, mas não imparcial.
 (Goethe)

“O arrependimento sincero é geralmente resultado da oportunidade perdida.” 
(Emanuel Wertheimer)

(Desconheço o organizador do texto) 
Imagem pesquisada na web, havendo direitos autorais, favor nos avisar para darmos os devidos créditos ou a retirarmos do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Obrigada!


Toques Iluminados e Amigos